" Depois que o Senhor cumpriu a missão de 2007 em nós Ele começou a nos fortalecer para a missão de 2008 no Nepal. Estarei viajando para a área fronteiriça com o Tibete para pregar o evangelho. Nesta viagem, visitarei aldeias diferentes não alcançadas anunciando a Jesus Cristo. O lugar para onde estou indo é uma das regiões montanhosas muito distantes. Não existem estradas, nem qualquer meio de transporte e não há conexão de comunicação. Preciso andar muito a pé durante alguns dias para chegar a um vilarejo e então percorrer de uma aldeia a outra. Estarei ali por uma semana inteira visitando uma aldeia após outra, compartilhando o evangelho. Anunciar as boas-novas para as pessoas e levá-las à salvação serão a única meta e desejo desta viagem.
Logo depois de terminar a viagem para a região da fronteira com o Tibete, viajarei para o centro-oeste e para o extremo-oeste novamente. No centro-oeste vou trabalhar entre as comunidades de desapropriados Karnali (sem-teto e desempregados) (N.T. Há alguns anos, a revista National Geographic retratou graficamente este povo como seres exóticos com costumes e tradições muito estranhos) e no extremo-oeste trabalharei com as comunidades Tharu (escravos) (N.T. Os tharus são um povo aborígine que habita as planícies ocidentais do Nepal. Constituem uma minoria considerável da população, uma minoria nacional (cerca de 1,2 milhões de pessoas), que já foram camponeses auto-suficientes, porém foram transformados em trabalhadores forçados (em troca de comida, roupa e habitação) na própria terra que anteriormente lhes pertencia. É um sistema de escravatura com outro nome, o sistema kamaiya). Essas são as duas comunidades no centro-oeste e no extremo-oeste com quem tenho trabalhado constantemente. Na realidade, meu coração pulsa por essas duas comunidades porque vivem como marginalizados e um grupo de pessoas extremamente atrasadas no Nepal. A maioria delas não tem qualquer propriedade, sequer um palmo de terra. Eles não têm qualquer profissão e vocação pelas quais possam ganhar dinheiro e alimentar a família. Por causa da condição econômica considerável as crianças não têm oportunidade de ir à escola. Em minha última visita conheci uma senhora de 65 anos de idade de uma família Tharu (escravos) que tinha um problema em ambos os olhos e seu mundo se tornou escuro. Fiquei sabendo que ela estava nessa condição há cinco anos porque não tinha $1 dólar e 30 centavos para pagar uma consulta médica. Eu lhe dei uma ajuda e depois fiquei sabendo que ela passou no médico e este lhe encaminhou para uma pequena intervenção cirúrgica. Então seu filho a trouxe de volta para casa sem fazer a cirurgia por falta de dinheiro. Eles estão lutando para conseguir U$83 dólares para fazer a operação. Este é apenas um simples exemplo e existem centenas de problemas parecidos nessa comunidade como não ter oportunidade para a educação de seus filhos, não ter instalações médicas sequer para atender a doenças e enfermidades simples, não ter instalação de água potável segura, transporte, eletricidade e comunicação etc. assim as comunidades inteiras são destituídas de desenvolvimento e de direitos básicos de cidadania. Nesta situação, são pessoas desesperançadas de todos os lados. De minhas várias visitas a eles o que constatei é que estão procurando por uma esperança viva e alegria. Essa esperança viva e alegria é Jesus Cristo e somente “Jesus de Nazaré”. Eles estão destituídos de uma vida feliz fisicamente e quão frustrante e triste será se forem também destituídos da salvação de Jesus que recebemos de graça.
Eu gostaria de apelar para que orem por mim e nos dê seu apoio em oração na extensão do amor e salvação de Cristo para tal grupo de pessoas atrasadas que estão destituídas até do evangelho de Jesus Cristo. Gostaria também de assegurar-lhes que todo centavo que vier de você será usado para o bem-estar de tal grupo de pessoas para sua salvação e vida plena.
Seu co-trabalhador no campo de colheita
Pastor Ashok Adhikari